O cooperativismo é um modelo econômico-social que busca prestar serviços de qualidade e obter vantagens competitivas no mercado para trabalhadores de uma mesma área. Esses grupos são regidos com base na Lei Nº 5.764/71, que institui a Política Nacional de Cooperativismo. 

Um dos marcos históricos para o surgimento dessa prática, segundo a Aliança Cooperativa Internacional, foi a união dos 28 tecelões de Rochdale, na Inglaterra, em 1844. Nessa ocasião, os trabalhadores e empresários criaram a Rochdale Society of Equitable Pionner, uma organização que buscava melhorar as condições econômicas através da compra e venda comum de mercadorias. Isso, posteriormente, serviu como base para os princípios atuais do cooperativismo. 

No Brasil, a iniciativa foi trazida por influência dos padres jesuítas, que aplicaram as experiências europeias. O Padre Theodor Amstad foi o principal representante da instalação de cooperativas de créditos em comunidades rurais no sul, em 1902. Amstad atuou principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde fundou a primeira cooperativa. Sua missão era melhorar as condições de vida dos imigrantes germânicos que estavam desassistidos nas colônias do estado. 

De acordo com o Anuário do Cooperativismo, no ano de 2022 havia 4.603 cooperativas nacionais registradas junto ao Sistema OCB, em mais de 1.415 municípios, colaborando para a economia nacional com serviços e produtos de qualidade, preço justo e responsabilidade social. 

Por atuarem em diversos setores econômicos, e para facilitar a representação e organização dos cooperados, o cooperativismo se divide em sete ramos, classificados conforme sua atuação no mercado. São eles: Agropecuário; Crédito; Consumo; Infraestrutura;  Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Saúde e Transporte. 

COANI

Seguindo os princípios do cooperativismo, com o objetivo de estimular a produção nacional na indústria de alimentos e bebidas, a Coani (Cooperativa Nacional de Insumos) surgiu em 2023 e trabalha com a  aquisição de máquinas, equipamentos e insumos. Pioneira, preza pela excelência, buscando oferecer aos cooperados produtos de qualidade e soluções eficientes. Seu compromisso é com o desenvolvimento dos cooperados, entendendo que a colaboração dentro do setor é essencial para o seu crescimento. 

× Como posso te ajudar?