Com as novas tecnologias e as mudanças de comportamento dos consumidores, o mercado de alimentos e bebidas está em transformação. Segundo o relatório de Tendência em Alimentos e Bebidas para 2024 divulgado pela Food Connection e Fispal Tecnologia, existem três pilares centrais no movimento da indústria de alimentos e bebidas: as transformações tecnológicas, a sustentabilidade e a explosão de novos sabores conectada a uma nova percepção dos produtos.

Nos sabores o caminho é aliar o clássico ao inovador. Ao mesmo tempo que o consumidor busca novos sabores – que além de surpreender devem explorar não somente o paladar mas também o tato, o visual e o olfato – existe uma demanda complementar pela volta da culinária afetiva, que explora a simplicidade das receitas tradicionais, pois hoje em dia o ato de consumir algo envolve consumir também uma experiência. Outro ponto de destaque é a crescente preocupação social com a saúde, o que coloca em alta produtos sem aditivos e conservantes e com baixo teor de gordura. 

A exigência por produtos que tenham um posicionamento alinhado às normas de regulamentação se reflete em uma demanda por rótulos de fácil leitura e amigáveis ao entendimento. É importante trabalhar com a imagem da marca não só na embalagem, como também em todas as suas instâncias, já que atualmente os consumidores buscam empresas que se aproximem dos seus próprios valores pessoais. 

A sustentabilidade é outra tendência que ganha forças. Na indústria de alimentos e bebidas, ela se manifesta através do conceito de  economia circular, promovendo a redução do uso de matérias primas e o maior aproveitamento de resíduos. Embalagens recicláveis, que tenham baixo impacto ambiental, e matérias-primas obtidas de maneira sustentável têm sido foco de grande atenção.

As transformações tecnológicas, por sua vez, acontecem em uma velocidade cada vez mais acelerada. A integração de diferentes tecnologias dentro da cadeia produtiva é a chave para aumentar a eficiência, e é obtida com pesquisas e análises do que o fabricante precisa e consegue aprimorar. Investimentos em rastreabilidade, controle de riscos e certificação de qualidade são bem vindos, todos dependentes de uma coleta de dados eficiente, potencializada pela automação.

Dentro desse contexto, a Inteligência Artificial (IA) se destaca como opção multifuncional, aplicável a diversos segmentos, como atendimento do consumidor,  processos de fabricação, manuseio e gestão da cadeia de suprimentos. A IA não visa substituir a mão de obra humana, mas sim acelerar processos que não dependem de criatividade, subjetividade ou análise profunda. 

Essas tendências refletem o cenário atual do mercado de alimentos e bebidas. Portanto, é imprescindível continuar acompanhando as mudanças nos comportamentos dos consumidores, que moldam a forma como a indústria se comporta, a fim de manter a competitividade.

× Como posso te ajudar?