O modelo do cooperativismo tem ganhado espaço no cenário econômico, pois busca vantagens dentro do mercado, e facilita o empreendedorismo e a geração de renda. Tendo em vista a configuração do cenário competitivo, com grandes empresas já consolidadas, produtores regionais encontram nas cooperativas a ajuda necessária para crescer.

A produção regional é amplamente beneficiada pelo cooperativismo, já que este tem como foco a comunidade e seus interesses, buscando um desenvolvimento sustentável e social,  indo na direção contrária da organização empresarial tradicional. 

Além disso, cooperativas podem facilitar a compra de insumos e maquinários essenciais, oferecendo preços mais atrativos, e assim, a produção e a prestação de serviços aumentam. Com isso, pequenas empresas também ganham auxílio na criação de mais unidades de produção e comercialização de produtos, e inclusive, podem usar o lucro para atender custos administrativos. 

Todos esses benefícios são alcançados a partir da colaboração mútua, que está acima da obtenção do lucro para a cooperativa. O objetivo central é amenizar, ou mesmo acabar, com as desigualdades que os pequenos produtores enfrentam, principalmente do ponto de vista econômico. Logo, o cooperativismo possibilita que todos alcancem suas metas e ocupem seu lugar dentro do mercado competitivo. 

× Como posso te ajudar?